ted e doc

TED e DOC entenda as diferenças e qual o futuro das operações

Para quem não está familiarizado, TED e DOC se trata de duas siglas, que correspondem a transferências bancárias. Eles possuem regras e cada um pode ser melhor do que o outro dependendo do tipo de movimentação.

TED tem o significado de Transferência Eletrônica Disponível, enquanto que DOC quer dizer Documento de Ordem de Crédito. Ambas são opções de movimentação bancária que as operadoras disponibilizam para o envio de valores de forma eletrônica.

Contrate a Claro e tenha a melhor internet para trabalhar em qualquer lugar. Clique aqui e conheça: https://clarocombomais.com.br!

Transferir valores ao invés de ter que depositar, facilita, além de ser uma operação que pode ser feita através do internet banking pelo computador, ou aplicativo do banco.

ted e doc
Fonte: https://noticias.r7.com/hora-7/segredos-do-mundo/doc-e-ted-qual-e-a-diferenca-na-hora-da-transferencia-bancaria-18032019

Quais as regras das movimentações?

Dependendo da urgência ou do valor, cada transferência pode ter a melhor opção. Por exemplo, o TED costuma ser concluído no mesmo dia, enquanto que o DOC pode levar até 2 dias úteis para que a movimentação seja concluída.

Existem alguns bancos que cobram taxa para realizar a transferência TED e DOC. Porém, algumas instituições também fazem pacotes em conta corrente, oferecendo um limite de transações desse modo, que podem ser feitas durante todo o mês, sem custo.

Qual a diferença entre TED e DOC?

DOC

Esse tipo de transação possui o limite máximo de R$4.999,99 e pode ser feito para uma conta em banco diferente do seu. Para valores acima desse, aí a transação escolhida deve ser o TED.

Quando cai a transferência por DOC?

Na transação feita por DOC, a transferência não é feita no mesmo dia.  Ela precisa completar 1 dia útil pelo menos, para que a operação seja feita. Sendo assim, é preciso esperar até o segundo dia útil, para a quantia cair na conta. Se houver necessidade de urgência, o TED é o mais indicado.

TED

A principal diferença entre TED e DOC é que o TED pode ser feito com qualquer quantia, e entre bancos diferentes também. De tipos de conta diferente, como de conta corrente para poupança, e vice e versa.

Quando cai a transferência por TED?

Essa é uma das grandes vantagens do TED, já que a transferência é realizada na mesma hora, muito mais rápido. Mas é válido ressaltar aqui, que o valor só cai na mesma hora, se for dia útil, durante a semana, desde que não sejam feriados bancários.

É importante também ficar atento na hora de preencher todos os dados, já que não se pode cancelar TED sem autorização.

Principais diferenças entre TED e DOC

A primeira diferença principal é a rapidez da transferência, sendo o TED muito mais rápido, já que o DOC leva 2 dias úteis para concluir a transação. Mas quanto a taxas cobradas, em ambas transações o valor é o mesmo.

ted e doc
Fonte: https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/dicas/doc-e-ted-diferenca/

Como fazer TED e DOC?

Durante qualquer um dos dois tipos de operação, é preciso saber algumas informações da pessoa que irá receber o dinheiro. Essas informações devem estar corretas, pois durante a transferência não pode haver dados errados.

Elas podem ser feitas no caixa eletrônico nas agências, ou através do aplicativo ou internet banking do banco. Para fazer a transação é preciso saber do recebedor:

  • Documentos como CPF ou CNPJ;
  • Nome completo ou razão social;
  • Número da conta;
  • Número da agência;
  • Número do banco.

Quando algo dá errado o que fazer?

A primeira coisa a fazer é entrar em contato com o banco, e descobrir o que aconteceu, ou qual foi o motivo do erro. Normalmente é alguma informação errada que foi passada durante o processo de transação, como número de documento ou da conta bancária.

Sendo assim, peça informações ao gerente, para poder resolver o problema.

Alternativas para essas transações

Embora o TED e DOC ainda sejam muito usados, segundo a Agência Brasil e o Banco Central, um novo sistema está sendo criado para pagamentos instantâneos, o PIX.

Ele deve permitir que esse tipo de movimentação bancária, e transferências sejam feitas de forma imediata, entre contas correntes e para bancos diferentes, através do uso de códigos QR Code.

O serviço deve entrar em funcionamento até o final deste ano, e deve ser um concorrente direto, principalmente para quem está acostumado a fazer pagamentos com criptomoedas.

Será obrigatório para alguns bancos

Segundo as regras que estão sendo aprovadas, alguns bancos serão obrigados a padronizar o PIX. Essas instituições possuem mais de 500 mil clientes, e por isso, as movimentações devem poder ser feitas dessa forma.

Conclusão

É o fim do TED e DOC? Não se sabe ao certo, mas a ideia é realizar esse tipo de movimentação e transação bancária de maneira mais rápida, e 24h por dia todos os dias da semana.

Por esse motivo é provável que o PIX substitua o TED e DOC, assim como outros tipos de movimentação bancária entre as pessoas. As fases de teste finais já estão acontecendo e o serviço deve ir ao ar por volta do dia 3 de novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *